1 milhão de carrinhos recuperados e 7% de taxa de conversão. Veja como obter esses resultados.

1 milhão de carrinhos recuperados e 7% de taxa de conversão. Veja como obter esses resultados.

Em um e-commerce a taxa de abandono de carrinho que pode aumentar como consequência de fatores internos, que são os problemas no seu e-commerce, ou fatores externos, relacionados aos hábitos de consumo dos seus clientes ou avaliações externas dos produtos e serviços. 

Mas como recuperar carrinhos e aumentar o LTV “Life Time Value” dos seus clientes a partir da captura de dados? Confira nossas dicas para obter esses resultados positivos. 

Já falamos aqui da importância em enxergar o carrinho abandonado e lista de desejos como dados valiosos para gerar conversão em transação. Mas para aproveitar esse grande volume de carrinhos abandonados e lista de desejos, é necessário fazer a clusterização de dados para que as próximas campanhas de retargeting e atração sejam personalizadas e mais diretas. 

E para que as ações de marketing sejam efetivas, o caminho ideal sem dúvidas é fazer a integração entre o CRM, redes sociais e e-commerce. Desse modo o tráfego de dados multicanal/ omnichannel dos usuários pode ser agrupado e clusterizado, possibilitando campanhas de qualidade e humanizadas.

Como recuperamos mais de 1 Milhão de carrinhos?

Como recuperar carrinhos e aumentar o LTV "Life Time Value"? Confira nossas dicas para obter mais de 1 milhão de carrinhos recuperados e 7% de taxa de conversão. A nossa dica para que as campanhas de e-mail funcionem em todos os seus formatos é ter atenção na criação dos fluxos de automação que precisam estar integrados e com acompanhamento diário.

As ações para recuperação de carrinhos começam com a análise de dados de um e-commerce e análise do ecossistema completo da marca. Desse modo fica mais fácil de entender quais canais de captura de dados estão ausentes e como os canais ativos estão sendo usados. 

Com os nossos clientes conseguimos alcançar grandes resultados através das campanhas de e-mail marketing integradas ao e-commerce e demais canais de entrada de leads. O resultado chegou a mais de 1 milhão de carrinhos recuperados e 7% de taxa de conversão em comparação a 1,3% das campanhas tradicionais do cliente. Se você quiser ver o nosso case completo, entre em contato com o nosso time! 

Obtendo grandes resultados através do e-mail marketing 

Após a análise da estratégia completa que envolve a sua marca, podemos focar em campanhas de canais específicos para pontuar ajustes em interações e estratégias. 

Através das campanhas de e-mail marketing, obtivemos aumento de 18,5% mensal na taxa de abertura. Sendo resultado da interação das bases devido a um melhor calendário de ofertas e criação de subjects mais atrativos, aumentando a relevância dos disparos de e-mail e reduzindo o volume de spam e opt out. 

A nossa dica para que as campanhas de e-mail funcionem em todos os seus formatos é ter atenção na criação dos fluxos de automação que precisam estar integrados e com acompanhamento diário. Muito além do fluxo de automação transacional e disparos para abandono de carrinho, é muito bom apostar em formulários iniciais de maneira suave, perguntando ao usuário os motivos pelo abandono da compra, essa estratégia melhora a reputação com os provedores de e-mail e te ajuda ainda mais na segmentação e clusterização dos leads. 

O segundo passo é criar réguas de nutrição para manter o relacionamento saudável com a base de leads que abandonou o carrinho, para um e-commerce diversos fatores internos e externos podem influenciar no processo de finalização de uma compra. Os e-mails disparados para nutrir leads funcionam justamente por suavizar a abordagem de venda, apresentar mais detalhes da sua marca e despertar desejo por determinados produtos. 

Vale lembrar que, o shopper é a pessoa que realiza uma compra, sendo ela consumidora ou não, e mesmo que a compra tenha sido realizada para outra pessoa, o shopper precisa se sentir confiança e credibilidade através dos seus disparos de e-mail transacionais e de nutrição, assim a próxima tomada de decisão para uma compra será mais segura por parte desse lead. 

Outra ação eficaz para melhorar os resultados das réguas de disparos de e-mail, é apostar em réguas de reaquecimento personalizadas. Após monitorar e clusterizar o comportamento dos leads, as necessidades de consumo já estão bem definidas, assim fica mais fácil de identificar os interesses primários e desejos secundários. Esses desejos secundários serão usados para campanhas reaquecimento, ativando a lembrança pela sua marca e apresentando mais produtos disponíveis no seu e-commerce. 

Dica da ClaraVista

É fundamental investir na responsividade total para o seu e-commerce, principalmente nas páginas de Check Out, onde o processo de finalização da compra precisa ser perfeito, pois qualquer interferência e falha, podem tirar a credibilidade do seu e-commerce e causar a desistência da compra.

Como obter aumento significativo na taxa de cliques? 

Com tanta concorrência e pontos de distração em campanhas por e-mail, adotamos estratégias de atração nos subjects e preheader para se aproximar de maneira humanizada, relacionando os produtos oferecidos a atualidades e momentos regionais. Com essa estratégia conseguimos atingir ótimos resultados na taxa de abertura justamente por manter uma comunicação saudável e atrativa em disparos com grade de vendas e nutrição.

Alcançamos aumento de 14,5% mensal na taxa de clique com os nossos clientes. Sendo resultado das análises com mapa de calor para posicionamento de botões e ofertas estratégicas com foco em conversão. Obtivemos também 27% na taxa de clique, como resultado de testes A/B em subjects e segmentação de bases. Resultando em crescimento mensal de 18,5% na abertura e 14,5% nos cliques. 

Esses resultados foram alcançados através de ações bem planejadas e a análise de dados constante, além dos comparativos semanais, mensais e sazonais, clusterizamos os dados de comportamento principalmente dos leads que abandonaram a compra, para identificar possíveis motivos para desistência na compra. Com tanta concorrência e pontos de distração em campanhas por e-mail, adotamos estratégias de atração nos subjects e preheader para se aproximar de maneira humanizada, relacionando os produtos oferecidos a atualidades e momentos regionais. Com essa estratégia conseguimos atingir ótimos resultados na taxa de abertura justamente por manter uma comunicação saudável e atrativa em disparos com grade de vendas e nutrição. 

Dica da ClaraVista

1 – No ambiente do e-commerce, caso um usuário esteja saindo da tela de compra, aproveite para avisar ao cliente que ele está saindo da página de Check Out de uma maneira suave e interativa. O overlay de abandono ajuda muito a reverter futuramente a taxa de abandono, justamente por perguntar ao cliente os motivos da desistência no exato momento da compra. Lembre-se de usar essas informações de comportamento para se comunicar por e-mail de maneira suave. 

2 – Para pelar no preço e facilidades de pagamento de maneira assertiva, lembre-se de efetuar esse disparo de e-mail promocional após um tempo e próximo à datas de pagamento e sazonalidades. Esse tempo até o disparo de e-mail promocional é importante para que a pessoa não se sinta lesada, pelo contrário, é importante mostrar que se essa pessoa se manter ativa na sua base de leads, ela só irá receber benefícios em primeira mão. 

3 – Para carrinhos abandonados com ticket médio maior, a conversão pode demorar mais que o normal, para esse grupo de leads é válido apostar em disparos de nutrição com avaliações dos clientes e também avaliações externas, despertando o desejo pelo produto e lembrança pela sua marca. 

Agora que você já sabe como reduzir a taxa do abandono de carrinhos e aumentar a receita do seu e-commerce, veja aqui as 5 dicas para aumentar a receita do seu e-commerce com carrinho abandonado

Facebook Comentários
Etiquetas: