Como aproveitar o aumento de pessoas online para divulgar o seu negócio?

Como aproveitar o aumento de pessoas online para divulgar o seu negócio?

Você já sabe que houve um aumento de mais de 100% (Abcomm) nas vendas online e tráfego de usuários em sites de diversos segmentos, mas como aproveitar esse grande número de usuários para aumentar as vendas? 

Listamos alguns passos importantes para te ajudar a divulgar o seu negócio online, atrair usuários, capturar leads e nutrir essas pessoas usando ferramentas de marketing digital para alavancar seu negócio!

Antes de ir às dicas, é importante estar atento aos canais que funcionam para divulgação do seu negócio. Com todo esse aumento de pessoas online, aumenta também a quantidade de empresas divulgando os seus produtos e serviços de maneira orgânica e paga. 

Vale dar aquela conferida no Plano de Negócio e Brandbook para entender qual tom de voz deve ser usado em cada canal, qual a melhor maneira de atrair o seu público e como se comunicar com cada persona. Antes de sair por aí divulgando o seu e-commerce ou site em qualquer canal é importante planejar as ações de maneira individual em cada um, assim será mais fácil identificar quais ferramentas serão necessárias para o seu negócio, e consequentemente, transformar os dados e resultados em valor. 

Aproveitando o máximo do seu e-commerce ou site.

O primeiro passo para manter o aumento constante de visitantes no seu e-commerce ou blog é uma boa experiência de navegação do começo ao fim de maneira omnichannel/ multicanal, fazendo com que o usuário se sinta no mesmo ambiente na plataforma mobile e desktop. Da construção de um site com rolagens simplificadas ao e-commerce com sistema de pagamento em um clique, essas ações sem dúvida tornam a experiência agradável e aumentam o LTV “Life Time Value” dos clientes para seu negócio. 

Vale lembrar que o Mobile commerce, que são as vendas realizadas por meio de aparelhos móveis via browsers e aplicativos, representam mais de 9,7% das compras pela internet no Brasil em 2019 (Sebrae). Mais de 56% das transações são originadas de smartphones, sendo a faixa etária que mais realiza compras vai de 25 a 34 anos (E-commerce Brasil). Assim fica mais do que claro a importância de um e-commerce responsivo e com bom funcionamento mobile, não é mesmo?  

  • 1 – Se destaque entre tanta concorrência direta e indireta.

Seguindo a teoria da pirâmide de necessidades de Maslow, mesmo que exista um aumento significativo em visitas e criação de lista de desejos em lojas online, a quantidade de compras por impulso diminui bastante em períodos de crise mundial. Sendo assim, é importante apelar para condições de pagamento facilitadas, diferenciais desse produto em relação aos concorrentes, presença da sua marca e qualidade na entrega. 

Se você conhece bem o seu público, já sabe qual a frequência de compra, mesmo que o volume de transações seja menor neste momento, em algum momento esse interesse pelo seu produto será convertido em venda, então não deixe de mostrar que o seu produto ou serviço está disponível para compra no momento certo! 

  • 2 – Use ferramentas robustas para facilitar o seu trabalho e manter o controle. 

Nesse momento de aumento no tráfego de pessoas online, é fundamental investir em ferramentas de integração para o seu e-commerce que garantem a captura dos dados de maneira segura e ordenada. Muito além de captar dados pessoais desses leads como e-mail, telefone e gênero, é importante mapear o comportamento de navegação dentro do seu site, itens salvos na lista de desejo e itens que mais despertam interesse através de cliques. 

Aproveite os dados mais relevantes para usar serviços e produtos com alto engajamento como atrativos para a sua marca. Além das ferramentas de análise mais usadas pelo mercado como o Google Analytics e SEMrush, aposte em integrações com tags seguras e avançadas, ferramentas mais robustas permitem a captura de dados mais sensíveis de maneira segura e ordenada, permitindo o processo de clusterização dos dados dos seus usuários com acompanhamento prático através de um dashboard. Investir em tecnologia para captura de dados e segurança é fundamental!

Atenção na qualidade do atendimento online, o seu CRM está preparado?

Atenção na qualidade do atendimento online, o seu CRM está preparado? Uma boa ferramenta de CRM, além de garantir o relacionamento rápido através do SAC para os seus clientes, ela também oferece praticidade na alimentação de dados, armazenamento na nuvem, interface amigável para o seu time, opções para exportação de relatório e o mais importante, a segurança dos dados dos seus leads e do seu negócio.

Você já sabe que para manter a qualidade e padrão no seu atendimento é fundamental investir em ferramentas de CRM para otimização de tempo e integrações práticas. Uma boa ferramenta de CRM, além de garantir o relacionamento rápido através do SAC para os seus clientes, também oferece praticidade na alimentação de dados, armazenamento na nuvem, interface amigável para o seu time, opções para exportação de relatório e o mais importante, a segurança dos dados dos seus leads e do seu negócio

Outro ponto chave para um CRM de qualidade é oferecer para os clientes o atendimento multicanal através do SAC. Já para o seu time é fundamental que a ferramenta centralize todas as interações de um único cliente de maneira ordenada, afinal, dados são transformados em valor quando estão organizados. 

  • 1 – Um bom CRM precisa acompanhar o crescimento do seu negócio. 

Com uma ferramenta robusta, diversas integrações para análise de dados e operações podem ser feitas com segurança. Tenha como opção um CRM que suporte o grande volume de dados em tráfego, armazenamento na nuvem e tecnologia de um único fornecedor, evitando assim a quantidade de erros durante o uso. 

  • 2 – Agilidade interna e foco no cliente. 

Vale reforçar que o foco de uma ferramenta robusta de CRM é otimização de processos internos para melhorar o atendimento aos seus clientes. Tenha como opção um CRM que possibilita facilidade na análise de indicadores de áreas de diferentes níveis, fast call para call center, facilidade interna para uso de disparos de e-mail, chat para atendimento aos clientes através do SAC e também a extração de relatórios práticos. 

Essas são algumas das vantagens que uma boa ferramenta irá trazer para o seu e-commerce, possibilitando agilidade no processo interno para ter mais tempo no atendimento, garantindo melhores avaliações dos seus clientes. 

Mantendo a relação com os clientes de modo assertivo.

O e-mail marketing de fato funciona e geram muita conversão em tráfego de usuários e transações. Mesmo com o grande volume de disparos feitos por diversas empresas e muito Spam para irritar os leads, não podemos esquecer que são pessoas por trás de um endereço de e-mail, então é fundamental se comunicar de maneira suave e manter a relação com os seus leads, que são pessoas, de maneira clara e humanizada.

Pode parecer repetitivo falar de disparos de e-mail, mas de fato eles funcionam e geram muita conversão em tráfego de usuários e transações. Mesmo com o grande volume de disparos feitos por diversas empresas e muito spam para irritar os leads, não podemos esquecer que são pessoas por trás de um endereço de e-mail, então é fundamental se comunicar de maneira suave e manter a relação com os seus leads, que são pessoas, de maneira clara e humanizada. 

A linguagem e tom usado pelas marcas nas redes sociais normalmente gera muitos resultados positivos quando feito da maneira certa e para as personas certas. Então que tal aproveitar esse formato para inovar os disparos de e-mail também? Muito além de layout responsivo e atrativo. A linguagem usada e réguas de conteúdo para disparo precisam ser atrativas e atualizadas. Isso serve para manter os seus clientes ativos, reaquecer os dormentes e capturar novos leads. 

  • 1 – Ferramentas robustas para disparos de e-mail acompanham o seu crescimento.  

Além da integração com o seu CRM, uma boa ferramenta para disparos de e-mail oferece possibilidades para criação de códigos puros, criação de fluxos automáticos de disparo, campos personalizados, dashboard para monitoramento de campanhas e extração de dados para excel. Como o seu objetivo é segmentar e clusterizar cada vez mais os seus leads, fique atento às ferramentas que permitem grandes bases de mailing e segmentações adaptadas para novas réguas de disparo e carrinhos abandonados. 

  • 2- A importância da segurança de dados LGPD.Com tantos disparos de e-mail e tantas segmentações de bases de mailing, não podemos esquecer das boas práticas em campanhas. Esteja ciente de que os dados dos seus leads estão seguros e protegidos, além de seguir a LGPD, evitando problemas jurídicos para sua empresa. Após determinado tempo é importante validar novamente o termo de aceite pelas suas bases para os seus disparos de e-mail. Você pode aproveitar disparos com pesquisa de satisfação e sorteio de brindes para fazer o double opt in. Fazendo isso, além de seguir as diretrizes recomendadas pela LGPD, você também consegue identificar os leads ativos na sua base e fazer novas segmentações.

Dicas da ClaraVista

  • 1 – Se você tem campanhas de Google Search/ Adwords ativas, tenha até 10% da verba destinada a campanhas no formato DSA (Anúncios dinâmicos), essa recomendação é feita pelo próprio Google, pois esse formato de anúncio gera automaticamente palavras-chave na primeira e segunda linha de acordo com a pesquisa feita pelo usuário, sendo dinâmico. Já o texto final, é você quem define. 
  • 2 – Todas essas ações são elaboradas para gerar conversões através da relação com pessoas, nunca se esqueça de manter a relação humana nas suas campanhas.

Gostou das dicas? Leia também o nosso post sobre Tendências pós crise pandemia COVID-19 aqui!

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