Passo a passo para um bom planejamento de Black Friday para seu e-commerce

A Black Friday já é reconhecida como um dos mais importantes eventos do ano para o comércio. Durante os dias de Black Friday, existe um fluxo muito grande de consumidores em busca de ofertas e promoções, principalmente no e-commerce, quando é comum o aumento de navegação em seu site. Este ano, com o aumento de pessoas online devido ao isolamento social, a expectativa é de que mais pessoas aproveitem a data para realizar as suas compras.  O faturamento geral do país na última edição, em 2019, foi de R$ 3,2 bi (Ebit/Nielsen 2019). O crescimento deste número impressiona e aponta que este evento do comércio já é esperado no ano pelos consumidores.

Planejar-se com antecedência é fundamental para aproveitar ao máximo esse período de vendas, principalmente online. Nesse post, preparamos para você um passo a passo para ter o melhor planejamento para o seu e-commerce e aproveitar ao máximo essa importante data no comércio online.

A Black Friday está quase chegando e o quanto antes você estiver preparado, melhor irá aproveitar o momento da campanha para potencializar o seu negócio e gerar mais conversões online, além de aumentar o Life Time Value da sua base de clientes.

Observe o comportamento do consumidor e as tendências

Este ano, mais do que nunca, houve uma grande migração para as compras online devido ao distanciamento social. Muitas pessoas que ainda não haviam criado o costume de comprar online passaram a ter este novo hábito e a expectativa é que realmente haja um volume maior de consumidores que vão buscar ofertas nos canais digitais para realizar as suas compras. Assim, existem diversas estruturas durante o trajeto de compra que podem impulsionar as vendas.

Ofereça uma excelente estrutura

Esteja atento que o volume de acessos ao seu site deve aumentar de forma considerável. Certifique-se de que a estrutura que o seu e-commerce está hospedado atende e responde muito bem à esta demanda. Além disso, obtenha os certificados de segurança, como o SSL, para que o consumidor se sinta seguro em realizar as compras em seu site ou e-commerce.

A melhor experiência é a que oferece a melhor interação com a sua marca

Você já deve ter escutado falar no termo “UX”, que significa “Experiência do usuário”. UX é o conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço e cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa em relação à sua marca, produto ou empresa. Este termo foi utilizado pela primeira vez por Donald Norman na década de 1990.

Entenda a diferença entre UX e CX

Não menos importante, mas contido dentro da estratégia de UX, está o CX, ou Customer Experience. Além de navegar no seu e-commerce e interagir com as informações e produtos durante a sua jornada de compra, o consumidor em algum momento irá entrar em contato. Uma experiência bem estruturada que atenda o cliente de forma impecável traz muitas vantagens em relação à concorrência e com certeza estará na lista de fatores positivos que irão influenciar o consumidor a realizar a primeira compra, voltar a comprar e até indicar a sua marca e produtos para outras pessoas.

O atendimento deve ser impecável

Quando falamos sobre atendimento online, sabemos que a expectativa do cliente é que a empresa ou marca ofereça uma experiência impecável, precisa e resolva qualquer problema de forma rápida. Vamos falar então e Customer Service. O consumidor quer saber que a empresa conhece suas necessidades e a melhor forma de resolvê-las. O atendimento deve ser omnichannel, o que significa que todos os canais de atendimento da empresa devem estar integrados e alinhados em relação a todas as informações sobre aquele usuário. Seja por chat, email, telefone ou WhatsApp. E nós sabemos que é muito comum que o seu cliente entra em contato com a sua empresa em dois ou mais canais, inclusive.

Transforme os dados dos usuários em valor

Após estruturar o seu site para suportar o volume de acessos, estar atento às tendências de consumo, oferecer uma estrutura impecável de navegação e atendimento ao consumidor, você já pensou em potencializar a sua estratégia de marketing online? Existem algumas formas de aproveitar o aumento de usuários online. Uma delas é trabalhar estrategicamente o seu CRM e implantar ferramentas e tecnologias que atuam tanto com captação de dados quanto automação de marketing.

A ClaraVista realiza a implementação de uma tag personalizada para o seu e-commerce e realiza a captura de dados do usuário, cruzamento de informações offline, recuperação de carrinho abandonado, além de disponibilizar um dashboard com comportamento de usuários identificados e propriedade dos dados seguindo a LGPD. A tag também tem integração com as principais plataformas, como Oracle Responsys e Salesforce.

E porque investir em uma tecnologia para captura de dados? Pois o entendimento do comportamento do seu consumidor durante a jornada de compra oferece informações valiosas e insights importantes para o seu time comercial e de marketing propor e avaliar estratégias. Além disso, a simplicidade da implementação da tag da ClaraVista no seu site ou e-commerce, aliado a um dashboard user friendly para visualização e navegação das informações facilita o trabalho do seu time de marketing e também de TI.

Trabalhe o seu CRM e melhore o Life Time Value dos seus clientes

A Black Friday está quase chegando e o quanto antes você estiver preparado, melhor irá aproveitar o momento da campanha para potencializar o seu negócio e gerar mais conversões online, além de aumentar o Life Time Value da sua base de clientes. Com um trabalho estratégico do seu CRM é possível realizar a clusterização da sua base com um melhor entendimento de quem são os seus clientes e o seu perfil de compra. A partir destas informações é possível realizar o envio de comunicações mais assertivas e segmentadas, gerando novas conversões e melhorando a fidelidade do seu cliente.

Gostou das dicas? Leia também o nosso post sobre como aproveitar a Black Friday e realizar a captura de dados de usuários em um site com segurança. aqui! 

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